Dicas para elevar o patamar de nossos feedbacks

Dicas para elevar o patamar de nossos feedbacks

O tema feedback tem sido amplamente trabalhado nas organizações e nas formações de liderança há muito tempo. Estas formações acabam trazendo os elementos mais básicos do feedback, que têm grande importância, mas, em geral, acabam não dando conta de fornecer recursos para gerenciar o impacto emocional do feedback ou de situações de conflitos dele decorrentes. Sabendo que o feedback é uma das ferramentas mais importantes para ampliar a nossa autopercepção, fornecer recursos para ajudar a tirar um pouco do receio de dar e receber feedback mostra-se fundamental no ambiente de alta pressão e complexidade em que vivemos.

Pesquisas apontam que 38% dos feedbacks dados, ao invés de melhorar o desempenho individual, acabam comprometendo-o. Constatou-se também que isto acontece quando abalamos a autoestima da pessoa que recebe o feedback. Sabemos que a empatia mostra-se fundamental para preservar a autoestima. O que podemos fazer, então, para sermos mais empáticos e elevar o feedback e a gestão de relacionamentos para outro patamar?

Algumas teorias e práticas trouxeram à tona um olhar mais profundo sobre a empatia e a gestão dos relacionamentos. Estas nos permitiram entender que os conflitos nascem a partir de interesses e sentimentos não considerados dos envolvidos numa relação. Portanto, reconhecer seus próprios sentimentos e necessidades, bem como os sentimentos e necessidades do outro e da relação, tornou-se chave para que situações de conflito e feedbacks mais difíceis possam ter desfechos que tragam ganhos para todos os envolvidos e para as organizações.

Em outras palavras, para lidar com feedbacks mais difíceis, é necessário, especialmente para quem está dando o feedback, criar uma abertura para entender que a pessoa que recebe o feedback tem outros sentimentos e necessidades não menos importantes dos de quem o dá, e que se não nos permitirmos olhar, certamente acabaremos fazendo algum tipo de comunicação destrutiva, mesmo sem ter esta intenção.

Como o mais difícil no feedback não é a teoria e sim a prática, seguem algumas dicas importantes que com certeza nos ajudam a elevar o feedback para outro patamar: o uso da Inteligência Emocional pode nos fornecer alguns recursos para ler e gerenciar sinais de conflitos dentro de nós e na relação com o outro; e, a aplicação da técnica da Comunicação não Violenta pode nos ajudar a nos comunicarmos de forma mais empática, ensinando-nos a trazer em nossa fala as observações sobre o comportamento do outro, ao invés de julgamentos moralizadores, assim como nos sensibilizando para a leitura dos sentimentos e necessidades dos envolvidos.

Através de nossa experiência prática verificamos que a aplicação destes recursos tem feito muita diferença nas relações pessoais e profissionais.

O que acha de se apropriar melhor destes recursos?

Bettina Krutman

03/2015

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